Bem no início da minha jornada na fotografia, ainda mais arquiteta do que fotógrafa, fui chamada para registrar o projeto de um apartamento de alto padrão em vitória.
Me surpreendi com a produção minuciosa, desde adornos, roupas de cama, alguns mobiliários até os quadros. A finalização de um projeto para ser entregue ao cliente e a combinação disso ao registro fotográfico.
E qual a importância da produção para a fotografia? Mostrar a funcionalidade do ambiente ou mostrar a função de um determinado produto no ambiente. Mostrar o potencial do projeto. O nicho foi projetado e serve para que você ponha um objeto nele. Qual a função dele se estiver vazio? O aparador, a mesinha lateral, (quase) tudo tem uma função. Mostrar a realidade do projeto, mostrar ele finalizado, é mostrar para que ele foi projetado, exatamente para ser usado!
A fotografia do projeto é a maneira de mostrar o seu produto pronto. É o que você (arquiteto, designer, construtor, marceneiro...) vende. Ou seja, é imprescindível que aquele ambiente esteja da maneira como você quer vender o seu produto. A produção é uma etapa extremamente importante.
Mas não adianta sair enchendo o ambiente de adornos e mobiliários e acabar escondendo a essência do projeto. É necessário que seja dosado da maneira certa.
A melhor fase para a preparação do ambiente para as fotografias é com a obra recém finalizada, quando o cliente ainda não usou ou se mudou para o imóvel. Veja bem, eu disse melhor, e não a única. Assim você terá uma liberdade maior para mostrar para seu cliente o projeto realmente finalizado.
Caso esteja se perguntando "onde vou conseguir esses adornos e etc?". Você tem uma série de opções. Se for um ambiente pequeno somente para a fotografar, você pode pegar objetos da sua casa, da casa da sogra, da mãe, do tio, enfim... Caso seja um cliente que tenha o potencial de compra de alguns objetos, você pode faze parceira com uma loja e selecionar peças que seu cliente possa se interessar.
Projeto: Ximene Villar Arquitetura | Fotografias: Camila Santos
Para a arquiteta Paola Bassani, que está a frente do escritório Paola Bassani Arquitetura, o trabalho do arquiteto é mais do que entregar o projeto no papel. "É muito bom quando o cliente nos dá a oportunidade de seguirmos a diante após a entrega do projeto e acompanhar a execução, a fase de marcenaria e acabamentos, ter o envolvimento com o cliente e com o projeto idealizado no papel". Paola Bassani
A arquiteta alerta que a escolha das peças deve ser de acordo com o gosto do cliente, que apesar de ser uma produção para a fotografia tem que atender os desejos do morador, já que ele vai conseguir visualizar a casa dele pronta e poderá posteriormente adquirir as peças.
É uma troca, você terá oportunidade de fotografar um ambiente finalizado para montar seu portfólio, o cliente verá a casa dele pronta e a loja terá material de divulgação para apresentar seus produtos. Ah, essa parceria vale não só para fotografia, algumas lojas fazem essa finalização do ambiente para vender os produtos.
A arquiteta garante apesar do trabalho que gera, a produção vale muito a pena e o resultado final sempre compensa!
Projeto: Paola Bassani Arquitetura | Fotografias: Camila Santos
Projeto 01
Escritório Ximene Villar Arquitetura www.ximenevillar.com.br
Produção: Ximene Villar, Jade Telles e Pedro Henrique Marcarine
Roupas de cama: Espaço Benessere www.espacobenessere.com.br
Adornos: Casanova Decor www.casanovapresentes.com.br
Marcenaria: Marino Sedel Marcenaria www.marinosedel.com.br
Projeto 02
Escritório Paola Bassani Arquitetura http://www.paolabassani.com.br/
Produção: Paola Bassani e KasaKasa Decorações
Roupas de cama: Casanova Decor www.casanovapresentes.com.br e Almofatta www.almofatta.com.br
Adornos: Casanova Decor www.casanovapresentes.com.br , Olaria/ Vallvé e Atelier Ana Paula Castro http://www.anapaulacastro.com.br/
Marcenaria: Bentec Vitória http://www.bentec.com.br/
Ficou top, Camila! ;)